Fagga | GL Events Exhibitions e Supernova Apresentam

O maior festival geek & Game do Brasil

Riocentro - Rio de Janeiro

Passado e futuro se encontram na Geek & Game Rio Festival de 2018

A segunda edição do evento Geek & Game Rio Festival começou no último dia 20/07 com muito cosplay, jogos eletrônicos, trabalhos artísticos e eventos voltados para a cultura pop. O grande destaque da noite, sem dúvida, foi o encontro de Édgar Vivar e Ana de la Macorra, respectivamente o Sr. Barriga e a Paty da Turma do Chaves.

O acontecimento foi mediado por Cid Cidoso, do portal “Não Salvo”, e arrancou risos do público quando o entrevistador pediu o famoso beijo no rosto da Paty, que deixava o Chaves paralisado. Muito simpáticos, o ator Édgar e a psicóloga Macorra (ela não é atriz profissionalmente) falaram das curiosidades e dos bastidores do programa iniciado no México no início da década de 70 e transmitido em vários países, inclusive o Brasil, até os dias de hoje.

FOTO: WILSON SPILER / BLAH CULTURAL

Vivar contou que Chaves não vivia em um barril, e sim em um apartamento de número 8, alusão ao canal 8, no qual o programa era inicialmente transmitido. Inclusive, o nome original da série é “Chavo del 8”. Outro ponto questionado foi a eterna dívida dos 14 meses de aluguel devidos pelo Seu Madruga. O ator disse até, com uma certa emoção, que o Sr. Barriga não queria receber a dívida, mas era um jeito de forçar o pai da Chiquinha a trabalhar e ter uma condição de vida melhor.

Por falar em Seu Madruga, uma divertida curiosidade foi revelada. No início das gravações, quando o programa não era famoso, os artistas levavam o próprio figurino. O terno do Sr. Barriga era do próprio Vivar, que levava a roupa e trocava nos estúdio. Ramón Valdés, o Seu Madruga, chegava vestido com o figurino do personagem e só colocava o característico chapéu na hora de gravar.

Reviver um pouco do programa que acompanhou gerações e ainda agrada muito a um novo público foi como voltar no tempo. De forma admirável, o público teve o prazer de perceber que Édgar Vivar trazia a generosidade do Sr. Barriga e Ana de la Macorra a timidez e doçura de Paty, mesmo depois de vários anos de atuação.

FOTO: WILSON SPILER / BLAH CULTURAL

Games

Depois de curtir o Chaves no Geek Station, a galera pôde apreciar os variados stands com o melhor do mundo geek e cultura pop. No universo dos jogos, o destaque foi o primeiro campeonato feminino brasileiro de Rainbow 6: Siege. Em um ambiente amplo e confortável, os espectadores puderam curtir uma “treta” bem disputada entre as equipes Revoltz e Neoblue.

Mas se o objetivo é botar a mão no controle, dois espaços devem atrair os gamers. Um stand com o melhor dos novos jogos indie e uma outra “arena” para a galera jogar títulos badalados como:

  • Fifa 18
  • Mortal Kombat X
  • Street Fighter V
  • Mario Kart

FOTO: WILSON SPILER / BLAH CULTURAL

Na Geek & Game Rio Festival é possível ver como os games estão avançados e se misturando com a vida real. Os jogos de realidade virtual mudaram um pouco o perfil do gamer sedentário e que não gosta de atividades físicas e são um dos stands mais procurados na feira.

Por outro lado, o bom e velho jogo de tabuleiro pode ser apreciado em um espaço do evento. Juntar os amigos e ficar sentado por algumas horas se aventurando em algumas histórias de tesouro perdido, é uma ótima maneira de passar o tempo.

FOTO: WILSON SPILER / BLAH CULTURAL

Cosplay

Os espaços destinados ao cosplay são muito divertidos e a galera vem aprimorando cada vez mais nos figurinos. O resultado é uma legião de personagens das mais variada franquias e universos, perambulando no mesmo espaço. Star Wars, Marvel, Harry Potter, Naruto, todos estavam bem representados. Eram tanto cosplay, que um concurso, com 25 participantes, foi realizado no Geek Station.

O gênero vem assumindo, cada vez mais, contornos profissionais e soma criatividade e novas técnicas para um resultado visualmente bonito. E não podemos esquecer a representação do participante que dá vida ao personagem. Só em um evento como a Geek & Game, você pode encontrar o Deadpool, sentado no trono de ferro, do Game of Thrones, fazendo pose para fotos.

FOTO: WILSON SPILER / BLAH CULTURAL

Criatividade e Cultura Pop

O lugar também é um ótimo canal para o fã ficar por dentro dos trabalhos criados por uma turma de artistas que fazem da Cultura Pop, sua principal matéria-prima. Pôsteres, camisetas, colecionáveis, miniaturas, livros independentes, de tudo um pouco pode ser encontrado em um espaço descolado, destinado ao trabalho de uma galera muito talentosa.

Seja qual for a sua tribo: geek, gamer, cosplayer, nerd, indie, vale à pena passar neste sábado ou domingo no Rio Centro, entre 11:00 às 21:00 horas e curtir o que há de melhor em um universo rico e muito divertido. E, se cultura pop não for muito a sua “praia”, faça uma vista também, provavelmente você irá se surpreender.

GAMES FROM RIO

FOOD STATION

GGRF LAB

ARKADIUM

PLACA DE VÍDEO OFICIAL

TECNOLOGIA OFICIAL

FONE OFICIAL

Parceiro de Mídia

Criação e Design

FOTO & FILMAGEM

Realização