Geek & Game Rio Festival terá espaço dedicado aos artistas independentes

Mais de 40 estúdios e quadrinistas irão expor seus trabalhos no Riocentro

Os novos talentos da nona arte terão o seu espaço no Geek & Game Rio Festival, megaevento que acontece de 21 a 23 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro. Quadrinistas, ilustradores e roteiristas independentes irão ocupar uma área de 450m² dedicada aos profissionais e fãs de quadrinhos, literatura e cultura pop em geral.

O Artway é um dos pilares do festival e serve como uma vitrine em que os produtores de HQs, livros e produtos relacionados terão a oportunidade de mostrar seus mais recentes trabalhos para o público, que poderá interagir, dar opiniões e trocar ideias com os criadores. A expectativa é de que 70 mil pessoas visitem o evento durante três dias.

Serão mais de 40 mesas expondo os trabalhos de estúdios, editoras e artistas independentes.

Entre eles, uma presença ilustre: David Lloyd, criador da série V de Vingança e da icônica máscara de Guy Fawkes, marca registrada da HQ de 1982 que tem impacto cultural até os dias de hoje, sendo usada como símbolo de resistência. O ilustrador britânico terá uma mesa no espaço Artway com algumas de suas criações.

Atualmente, Lloyd comanda o projeto Aces Weekly (http://www.acesweekly.co.uk/), uma revista de HQs digitais que reúne séries de diversos autores e as distribui através da internet.

Confira a lista de artistas independentes do Geek & Game Rio Festival:

Alice Monstrinho / Kaol Porfírio
Zine Expo / José Vinicius de Souza Quinipa
Zine Expo/ Yuji Katayama e João Cláudio Fidélis

Painéis

Além de conhecer as novidades do mundo dos quadrinhos, os visitantes do Geek & Game Rio Festival poderão acompanhar discussões sobre o tema em diversos painéis que acontecerão durante todo o fim de semana no palco Hiker Station. O próprio David Lloyd irá apresentar o painel “Quadrinhos como Ferramenta de Protesto”, no sábado (22), às 13h30.

O painel “Toma meu Like: Quadrinhos que nasceram na Internet” irá debater, no domingo (23), às 11h, como a internet pode se tornar uma ferramenta poderosa para novos e consagrados artistas. A discussão terá um time de peso de artistas que despontaram expondo seus trabalhos na web: Carlos Ruas, de “Um Sábado Qualquer”; Marcos Noel, de “Gi & Kim, os Bem Casados”; Marcelo Amaral, de “Ser Pai de Menina é…”; Ana Carolina Recalde, de “Beladona”; e Estevão ribeiro, de “Os Passarinhos”.

Ainda entre os confirmados até o momento, o painel “Tipos e Tribos – O quadrinho no Rio de Janeiro” irá abordar as criações de artistas provenientes do estado, com nomes como João Carpalhau (Copa Comics), o roteirista e desenhista Renato Lima (Pockets Comics), o ilustrador Thiago Elcerdo (Revista Beleléu), o cartunista Ota (HQs do Ota) e a artista urbana Lyra Alves (Conselho Municipal de Políticas Culturais de Niterói).

Aqueles que sempre tiveram vontade de dar vida a personagens em papel poderão participar, ainda, do workshop “Recursos narrativos para quadrinhos”, no sábado (22), com o desenhista brasileiro Rodney Buchemi, que já trabalhou com a DC Comics e com a Marvel.

Confira a lista de painéis de quadrinhos no Geek & Game Rio Festival
Mais painéis dedicados aos quadrinhos serão confirmados nas próximas semanas

“Tipos e Tribos – O quadrinho no Rio de Janeiro”
Participantes: João Carpalhau, Renato Lima, Thiago Elcerdo, Ota, Lya Alves
Dia 21, sexta, às 12h30

“Quadrinhos como Ferramenta de Protesto”
Participantes: David Lloyd, Germana Viana, Luciano Cunha, Ana Cristina Rodrigues
Dia 22, sábado, às 13h30

“Toma meu Like: Quadrinhos que nasceram na Internet”
Participantes: Carlos Ruas, Marcos Noel, Marcelo Amaral, Ana Recalde, Estevão Ribeiro Dia 23, domingo, às 11h

Serviço:
Geek & Game Rio Festival 2017
Data: 21 a 23 de abril de 2017

Sobre a Fagga | GL events Exhibitions:
Referência em promoção e organização de feiras e eventos no Brasil, a Fagga l GL events Exhibitions está no mercado há meio século e é responsável pela realização de mais de 20 feiras por ano no país. Desde 2006, faz parte de um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, a francesa GL events. A multinacional é a única da América Latina a trabalhar em toda cadeia da produção de eventos: da concepção, administração de espaços, design, construção, fornecimento de estrutura, serviços de catering até hospedagem, organização de exibições e produção de brand events.

Sobre a Supernova:
A Supernova nasceu como uma empresa com expertise em transmissões e organizações de torneios online e presenciais de jogos eletrônicos, com um portfólio completo de produtos e serviços. Recentemente, a empresa expandiu também para o mercado de conteúdo, promovendo ações e programas para Televisão e Internet, voltados tanto para o cenário gamer como toda cultura geek. Uma empresa que promove grandes experiências e que conta com
equipe formada por colaboradores influentes no cenário de games, cinema e tecnologia, equipe técnica altamente especializada, estúdio próprio com equipamentos modernos e estúdios profissionais de apoio para eventos maiores.

Mais informações para a Imprensa
César Martins e Fernanda Domingues FD Comunicação
(11) 2155-1868 ou (11) 99963-4966
www.fdcomunicacao.com.br